segunda-feira, 15 de junho de 2009

Gratidão

O que você comeu hoje no seu café da manhã? Você ja almoçou ou jantou hoje? Estava satisfeito com que estava se servindo? E a sua cama? Faz barulho? Você gosta do seu travesseiro? Você gosta do seu trabalho? Da sua família?...
Calma, calma...são só algumas perguntas que você pode responder para si mesmo ai com os seu botões. São algumas das tantas perguntas que me perseguem e que me pus a refletir sobre o assunto e senti o desejo de compartilhar com você também querido leitor.

Sabe, é tão comum reclamarmos da nossa comida, da mobília da nossa casa, da cama que faz barulho, da pia do banheiro que está sempre entupida. É tão comum que faz parte do nosso incosciente e que se pararmos pra pensar podemos nos considerar verdadeiros reclamões. De carteirinha e tudo mais (e eu me incluo nisso). Pensando em tudo que tenho, e olhando em minha volta, e vendo que realemente tenho TUDO. Sim, eu tenho tudo, chegando a essa conclusão. Mas estamos tão preocupados com a nossa própria vida que nos esquecemos de agradecer a Deus por tudo que temos e por sempre, todos os dias, a cada nascer e por do Sol ter suprido todas as nossas necessidades.
Pensando nas pessoas que não tem um café amargo de manhã para beber, ou um arroz queimado no fundo pra comer e nem um cama ranhenta pra se deitar...eu vejo o quanto eu sou mal agradecida, o quanto eu não valorizo o que tenho e o que está nas minhas mãos. Pensando que pessoas mundo a fora não tiveram as mesmas oportunidades que eu tive, que não tem a mesma esperança que eu tenho, a esperança em Deus.
Ele é o nosso maná, nosso sustento, n'Ele e com Ele temos tudo. Mas a carnalidade humana sempre está querendo mais...Certo autor escreveu o seguinte:

"Abundância...olhamos para o alto.
Expectativa...olhamos para a frente.
Desapontamento...olhamos para baixo.
Reclamação...olhamos para trás.
Provisão...olhamos em volta."


Ele escreveu isto segundo as etapas e o modo com que o ser humano tende a seguir diante das necessidades. Quando está satisfeito está feliz, regozijando, mas aí quer mais e fica na expectativa desse "algo mais", está firme e forte, mas tenso. Ai as vezes segue o desapontamento, nem sempre esse "algo mais" chega e aí olha pra trás e lembra de tudo o que tem e que já teve e reclama por não ter ou ganhar o que gostaria. Mas quando Deus dá, ou entra com provisão o ciclo volta.

Antes de reclamar é sempre bom refletir antes. Pense naqueles que não tem uma casa como você, não tem o privilégio de comer uma carne ou um arroz quentinho todo dia, ou uma cama aconchegante para dormir nas noites frias. Tudo que você tem é bom, nada é ruim. Agradeça a Deus por você ter, mesmo capenga ou em pouca quantidade. Somente agradeça. É uma lição que precisamos por em prática, isso serve para mim também. Reclamar não é um dom ou qualidade. Deus se alegra com a nossa gratidão!

Um comentário:

Doni disse...

Isso sem contar a grande inversão de valores que existe hoje entre os "cristãos"...
Enquanto "o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça" (Mt 8.20), hoje os que se dizem seguidores dele exigem reclinar a cabeça em cama de ouro, colchão d'água e travesseiro de plumas de ganso silvestre... qualquer coisa que não seja o "melhor", não serve.
Sejamos gratos pelo que DEUS nos concede, pois Ele não nos deve nada, tudo que temos é misericórdia.
Qual o melhor na ótica de DEUS? Exatamente o que vc tem hoje.
Mas há um melhor de DEUS que está por vir? Sim. O Céu.
O que Ele nos der antes disso, é lucro e motivo de muuuuuita gratidão.

Excelente visão Sininho...